terça-feira, 12 de março de 2013

Como funcionam os aerogeradores

           Hoje em dia com o aumento da população, os governos de vários países do globo investem em novas formas da instalação da energia eólica. Algumas empresas privadas, vendo as muitas vantagens da energia eólica, também investem em novos aerogeradores, de forma que produzam mais energia e possam ser instalados em pequenos espaços como topos de prédios e em alguns projetos, como o da Ponte Sustentável (Solar Wind), em vãos livres.
            O projeto da Ponte Sustentável (Solar Wind) consiste em usar o espaço que há no vão de uma ponte no sul da Itália, onde seriam instaladas 26 turbinas de vento, que poderia gerar ate 36 milhões de KW por ano.
   Um exemplo de aerogeradores mais potentes seria também o sistema "lentes de vento", da Universidade de Kyushu, Japão, que é até três vezes mais potentes do que as turbinas comuns, pois contem um “aro” ao redor das hastes. Que poderia aumentar o fluxo de vento e fazer as hastes girarem mais rápido, aumentando a criação de energia.   
Os aerogeradores usados um topos de prédios seriam os rotores de eixo vertical que são os geradores que não giram seguindo a direção do vento, apenas o rotor gira enquanto o gerador fica fixo, porem seu desempenho é inferior aos outros. Os rotores que tem o eixo vertical são os: do tipo Savonius, que é um dos mais simples e do Darrieus, que é constituído por 2 ou 3 pás. Tendo assim um desempenho melhor que o anterior.
Outro tipo de aerogeradores são os rotores de eixo horizontal que são os mais conhecidos e os mais utilizados pela sua maior eficiência, compensando o seu custo maior. Eles são: os Multipás, que são mais utilizados para bombeamento de poços artesianos e os Tripás, que são os mais utilizados para a geração de energia eólica em grande escala. Estes podem ser construídos à mais de 100 metros de altura e capacidade de geração de ate 5MW.
Os aerogeradores são movidos pelos ventos, mas para que eles gerem energia elétrica, existem muitos cálculos que devem ser feitos no processo.
Com o aumento da altitude, a velocidade do vento de um determinado local aumenta drasticamente. Por essa razão que os aerogeradores que vemos em parques eólicos chegam a ter mais de 100 metros em alguns casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário