terça-feira, 12 de março de 2013

Desvantagens da Energia Eólica


          Um dos problemas apontados por empresas de energia eólica é a manutenção dos geradores, apontado como um dos ‘’vilões’’ para a pouca utilização desse tipo de energia.
        A energia eólica tem muitas vantagens, mas vendo por outro lado, possui desvantagens consideravelmente fortes para a não implantação em todos os lugares. Como a falta de ventos em vales, por exemplo, requerendo a implantação de outros tipos, mas poluentes e nocivos de geração de energia.
        Além disso, a geração de poluição sonora (ruído constante (43dB(A)) no local, inviabilizando a implantação de grandes parques eólicos em centros urbanos, encarecendo o transporte de energia através de maior implantação de fios na rede elétrica.
          É bom também relembrar dos aspectos ambientais da implantação e funcionamento da estação de energia eólica, só ocorre quando os equipamentos são de grandes portes como em parques eólicos, porém quando o sistema é pequeno como o presente no Campus Florianópolis do IFSC o impacto é desprezível. Entre os principais danos causados ao meio ambiente estão:
  • O uso da terra para o funcionamento dos aerogeradores é imensa, pois o espaçamento para que as pás não se choquem é necessário ser 5 a 10 vezes maior que a altura do mesmo.
  • Outro fator é que as turbinas de grandes portes fazem um alto ruído, consequentemente parques eólicos não podem ser fixados próximos a áreas residenciais.
  • Impacto visual é outro aspecto considerável, pois o tamanho de das usinas são grande.
  • Morte de Aves acredita-se que as aves quando estão voando não são capazes de identificar a presença das pás chocando-se com elas causando sua morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário